Projeto: Pensar fora da caixa – Aula 2

postado em: Publicações | 0

E a proposta ganha vida.

Nesta segunda aula do Projeto: PENSAR FORA DA CAIXA, aos alunos da segunda série do Ensino Médio foram contemplados com uma aula prática de como preparar o alimento mais escasso durante a Revolução Francesa: o pão.

O local escolhido para o curso artesanal de pães, foi a Pousada Casarão da Pedra,  próxima ao Colégio e que permitiu, juntamente com a parceria e colaboração da chef de cozinha Gabriela Palmieri, ensinar três maravilhosas receitas de pães, com destaque para o brioche.

Dizer que estava delicioso é praticamente dispensável. Mas, o mais interessante é que, a proposta inicialmente interdisciplinar, acabou se tornando multidisciplinar, uma vez que diferentes temáticas foram discutidas enquanto lá estivemos, trazendo a matemática (proporção, quantidade), a língua portuguesa (leitura do passo a passo da receita), a religião, (quando falamos da partilha e multiplicação dos pães), a geografia (localização geográfica, o cultivo, a coleta e os cuidados no trato com o trigo) e, claro, a história (a revolução, Luís XVI e Maria Antonieta, com sua lendária frase: “se não tem pão, que comam brioches”).

Data: 13 de março.

Idealizador da proposta:  Professor Warlen Guerra.

Vejam as fotos: