Projeto: Brincando eu aprendo – sensibiliza crianças e familiares

Quantas informações, descobertas e aprendizados! Desenvolvido com os alunos da Educação Infantil, o Projeto “Brincando eu Aprendo”, permitiu aos alunos vivenciar o mundo maravilhoso do brincar, do fantasiar e também do criar. Diversas brincadeiras, cantigas de roda e a confecção de brinquedos, como a pipa, a peteca, o ioiô, bola, bilboquê, carrinhos e outros, proporcionaram momentos de muita alegria e descontração entre as crianças que se encantaram ao descobrirem que alguns brinquedos podem ser construídos, exigindo, para isto poucos recursos e muita criatividade e imaginação.

Durante as atividades, ficou comprovado que às vezes, um brinquedo caro não estimula tanto a imaginação, como aquele brinquedo simples, em que a criança participa de sua confecção e vê surgir algo interessante e que a torna feliz.

O sucesso do projeto foi tanto, que sua culminância foi pensada de modo a estimular a solidariedade nas crianças. Ao longo do projeto, questionamentos, conclusões, foram assimilados, levando os alunos a compreender que muitas crianças têm uma vida difícil e não possuem tantos brinquedos como elas. Com este enfoque, foi realizada uma Campanha de doação de brinquedos, em que tanto as crianças e suas famílias se sensibilizaram e aderiram à proposta trazendo brinquedos para serem doados.

Pelas fotos é possível perceber quão lindo foi o momento, cuja preocupação ficou a cargo de responder a premissa: “Que adulto queremos formar para o futuro?”

Indiscutivelmente, um adulto consciente, menos egoísta, menos consumista, que se preocupa com o próximo e se sensibiliza com a dor alheia. Como afirma a coordenadora Andréa Monteiro: “Enquanto pais e educadores, temos a responsabilidade de tornar este mundo melhor para se viver.” E finaliza: “Que façamos todos a nossa parte!”

Brinquedos

Projeto: Brincando Eu Aprendo – Confeccionando Ioiôs