Liderança, representatividade e democracia na prática

postado em: Publicações | 0
Em tempos de líderes e representatividades sendo questionados, não há terreno mais fértil para ensinar essa temática do que a escola. Um processo eleitoral democrático envolvendo os próprios alunos selecionou os estudantes representantes das turmas de Ensino Fundamental II e Ensino Médio.
A formalização para os Representantes de Turmas tomarem posse de seu cargo levou os eleitos e eleitores ao auditório para o momento solene.
Eleitos democraticamente através da votação dos colegas, os líderes e vice-líderes eleitos passam a ser o elo entre suas turmas e a Instituição, cabendo-lhes a responsabilidade de promover a integração e a participação do grupo, bem como praticar o diálogo ético e eficaz com sua turma, administrando eventuais problemas e coletando informações e sugestões a serem apresentadas à coordenação e à direção, no intuito de promover as melhorias pleiteadas e sugeridas para o crescimento de todos.
Os eleitos tiveram acesso a uma lista de compromissos firmados que dizem respeito ao perfil ideal de um bom representante.

CIENTES ACERCA DO PERFIL IDEAL DE UM BOM REPRESENTANTE, SE COMPROMETERAM A:

  • Ser responsável;
  • Ser comprometido com as atividades propostas;
  • Ter espírito de liderança;
  • Ter conduta adequada aos valores da instituição;
  • Colaborar para o bom rendimento da turma;
  • Participar e estimular os trabalhos em equipe;
  • Desempenhar satisfatoriamente todas as atividades em que exigir sua participação;
  • Ser um bom moderador;
  • Ser criativo;
  • Ser companheiro;
  • Ser solidário;
  • Ser  ético*.

  SER UM REPRESENTANTE DE TURMA ÉTICO* SIGNIFICA QUE AGIRÃO DE FORMA IMPARCIAL E, ACIMA DE TUDO,

QUE PROCURARÃO DISTINGUIR OS ANSEIOS PESSOAIS DOS COLETIVOS.

 

Aos representantes, que receberam certificados e puderam fazer seu primeiro discurso público, foi explicado que um representante ético age de forma imparcial e, acima de tudo, procura distinguir seus anseios pessoais dos coletivos.
Abaixo, a íntegra dos discursos dos Representantes das Turmas de Ensino Fundamental II e Ensino Médio do Colégio Nossa Senhora da Piedade:

 

6º ano do Ensino Fundamental

Olá! Eu sou Maria Fernanda e sou líder do sexto ano! Eu e minha vice Júlia Gabriela,  só queremos o melhor para a turma!

Nós queremos fazer com que nossos colegas de sala melhorem a disciplina e com a nossa ajuda e o nosso apoio, tudo irá melhorar.

Juntas, nós iremos fazer com que todos os alunos sejam comprometidos e responsáveis com as matérias. Com isso, eles terão resultados melhores, assim, serão alunos melhores.

Agradecemos a todos que confiaram em nós e fizeram com que ganhássemos! Obrigada!!!

Líder: Maria Fernanda Machado Miranda

 

Olá! Meu nome é Júlia Gabriela e sou  a vice líder do sexto ano!

Eu e Maria Fernanda queremos que a nossa disciplina melhore, fazendo com que o desempenho e o comprometimento com nossas  matérias aumentem. Assim, que isto for feito, vocês verão o quanto melhoraremos.

Estamos dispostas a ajudar e a melhorar nossa classe, ajudando-os no que for possível.

Quero agradecemos a todos que votaram em nós. Vocês verão resultados positivos em nossa turma! Obrigada!!!

Vice líder: Júlia Gabriela Silva Oliveira.

 

7º ano do Ensino Fundamental 

“Juntamente com Luiza Guimarães fui escolhido para ser representante da turma.

Representar a turma requer muita responsabilidade e disciplina. Caberá a mim, levar à Coordenação nossas sugestões e reclamações, ideias e críticas.

Como metas, desejo alcançar tudo que todos nós desejamos e esperamos enquanto colegas, harmonia em sala de aula e fora dela também, o respeito pelo próximo, pelos professores, pelas diferenças e por todas as opiniões oferecidas pela turma.

Por último, gostaria de ressaltar que como representante, estarei sempre a disposição de todos”.

Líder:  Samuel Santos Silva

 

“Primeiramente, agradecemos este momento que a Coordenação e a Direção disponibilizaram para nós, que, como líderes da turma do 7º ano, pudéssemos compartilhar nossos interesses e mudanças que desejamos realizar em nossa turma.

Como representantes, devemos dar exemplos aos colegas praticando valores de ética e responsabilidade. Estamos dispostos a atender todos os pedidos dos alunos, visando ajudar aos mesmos para além da qualidade de estudos impressionante que nosso Colégio oferece, ajudá-los a serem melhor na questão de estudos também. Como líderes de turma e estudantes da escola, temos orgulho de dizer que somos Mais Piedade!”

Vice líder: Luiza Guimarães Magalhães Portella.

 

8º ano do Ensino Fundamental

“Obrigado a todos nossos colegas por terem votado e confiado em nós para representantes da turma.

Com essa escolha temos o dever de estar sempre manifestando e informando a diretoria qualquer pedido ou mudança que vocês queiram vir a fazer.

Vamos trabalhar JUNTOS e conto com vocês para estarem sempre nos ajudando. Queríamos deixar bem claro que não é porque somos líderes que ganhamos direitos, ou somos superiores a vocês.

Como representantes da turma do 8°, caberá à nós, levarmos até a coordenação as nossas sugestões, reclamações, ideias e críticas (desde que sejam construtivas e que haja uma sugestão de como melhorar, mudar e/ou adaptar a situação criticada). Nos comprometemos a:

  • Ajudar os professores a planejarem viagens e excursões;
  • Promover grupos de estudos para melhor rendimento nas avaliações
  • Ser modelo para os outros colegas; e
  • Enfim, ter a total responsabilidade de ser líder e vice-líder da turma”

Líder:   Laura de Souza Costa Santos

Vice líder: Maria Fernanda de Jesus Lima.

 

9º ano do Ensino Fundamental 

“Primeiramente, gostaríamos de agradecer a confiança de todos que nos elegeram líderes.

Como metas, desejamos a harmonia em sala de aula e fora dela também, o respeito pelo próximo, pelos professores, pelas diferenças e por nossas opiniões, um bom aproveitamento das aulas, dos professores e dos recursos e estruturas oferecidos pela nossa escola.

Como representantes de turma, caberá a nós levarmos até a coordenação as nossas sugestões, reclamações, ideias e críticas.

Mesmo sendo representantes, nós devemos evoluir juntos,  para crescermos juntos e alcançarmos nossos objetivos, estando sempre unidos não só como uma turma, mas como irmãos.

Obrigada e que Deus abençoe todos nós!”

Líder:   Amanda Luiza Coelho Neves

Vice líder:  Maria Fernanda Silva Pinto.

 

1º ano do Ensino Médio

“Como representante do primeiro ano, eu queria primeiramente agradecer a coordenação por ter me cedido esse tempo. Ademais eu falarei um pouco sobre minha turma. Eu represento uma turma muito diferenciada na escola, marcada pela transição entre o fundamental II para o médio, onde o ritmo e a cobrança são maiores. Perante a esse contexto eu gostaria de ressaltar a importância dos nossos professores na nossa caminhada, tanto os professores que nos acolheram no sexto ano, quanto os que estão nos acolhendo agora que estão sempre do nosso lado guiando no aprendizado. Não posso esquecer dos funcionários que sempre demonstram carinho e disposição por nós, alunos.

É importante salientar também a importância dos amigos das outras salas, que sempre estão dispostos a nos ajudar com nossas dúvidas e anseios, uso do exemplo deles para dizer que eu também estou a disposição e farei o possível para tentar ajudar.

Em suma fico feliz em poder agradecer aos meus colegas da sala por depositaram seu voto de confiança em minha pessoa e como alguns já sabem, faço e farei o possível para corresponder à tal gesto. Obrigado!”

Líder:   Luciano Dermeval Sousa Junqueira

 

É uma grande alegria poder representar toda a turma do 1º ano este ano. Como sou novata, é uma grande responsabilidade, pois ainda estou em processo de adaptação.  Mas venho com um grande desejo e objetivo de fazer com que sejamos uma turma unida, para que juntos possamos vencer! 

Vice líder: Ana Caroline Enely Souza Fontes.

 

2º ano do Ensino Médio

“Ser líder de turma por diversas vezes é visto como algo banal e até com certa ironia, mas se todos nós tomássemos nossos papéis com mais seriedade e compromisso com certeza toda a nossa realidade mudaria pra melhor. Eu e a Giulia fomos encolhidas de maneira quase intuitiva e isso foi uma surpresa que mostrou a confiança do 2º ano em nós e na nossa vontade de ajudar.

A nossa proposta desde o início foi estar sempre muito perto da turma e com isso entender o que precisa ser elogiado, cobrado, e claro o que precisa melhorar. Estamos sempre abertos e debatemos bastante com foco em melhorias para todas as partes.Para nós a união da turma é fundamental, já que juntos e organizados somos mais fortes, estamos sempre à disposição e tenham a certeza que podem contar conosco em qualquer situação .

A caminhada é árdua mas gostaríamos de dizer a vocês, 2º ano, que mesmo a monotonia do dia a dia se torna mais leve e irreverente com vocês. É como disse o famoso passageiro do raio de luz: a vida é como andar de bicicleta, para se manter o equilíbrio é preciso continuar em movimento”.

Líder:  Ana Clara Cardoso Gonzaga

Vice líder: Giulia Carmem Oliveira Lobo.

 

3º ano do Ensino Médio

 

“Primeiramente, gostaria de agradecer a todos pela presença, principalmente, aos alunos terceiro ano. 2018 é um ano muito importante para nós, é um ano decisivo para nossas escolhas e nosso futuro. Eu tenho certeza que estamos sendo bem preparados pelos professores e todos os profissionais da nossa escola. Todos têm nos acompanhado por esse longo caminho e apoiado em todos os momentos. Além de nós mesmos e nossas famílias, é gratificante saber que há mais pessoas almejando por nossos futuros. Devemos à eles nosso eterno agradecimento pela aprendizado, pela dedicação e apoio. Aos meus amigos desse terceirão, apesar dos desentendimentos, somos um só e vamos mostrar  a todos que esse grande esforço e dedicação valeu a pena, vamos mostrar que viemos para fazer a diferença. Lembrem-se sempre que vocês podem ir além das expectativas que colocam em cima de vocês, vocês podem ser o que quiserem, ir para onde quiserem, podem realizar tudo que desejam se acreditarem no seu próprio potencial. Esse ano, devemos estabelecer metas, superar nossas barreiras, nossos medos, ansiedade. Mostrar que damos conta de superar toda pressão e responsabilidade sobre nós. Todos temos caminhos longos para seguir e trilhar. Somos fortes para alcançar nossos maiores sonhos, fortes para no próximo ano iniciarmos uma nova etapa nas nossas vidas. Nós temos oportunidade e tempo ao nosso favor, agora depende de nos dedicarmos para alcançar nossos objetivos. Precisamos compreender que não existe “saber mais” ou “saber menos”, o que existem são “saberes diferentes”. Somos capazes de construir um futuro que dê orgulho a nós mesmos e a todos ao redor. Somos capazes de encontrar o sucesso. Nós somos o futuro!

Um em um milhão nasce pra vencer, mas nada impede que você seja este um.

Líder:   Liliane Maria Vieira Silva

Vice líder: Gabrielle Laiz de Barros.