PLEPi – incentivando a leitura e a escrita desde jovem

Incentivar a leitura e a escrita, esse é o objetivo do PLEPi – Projeto de Leitura e Escrita do Piedade. Por meio das atividades que englobam o projeto, os alunos dos 5ºs anos do Ensino Fundamental fizeram um passeio nas imediações do Colégio para observar pontos característicos do bairro, que fazem com que ele seja conhecido entre outros lugares do município.

“Ainda que, durante esse passeio, cada aluno tenha contato com obras específicas, todos desenvolverão as mesmas capacidades, pois as atividades sugeridas são comuns a todos. Isso torna a atividade muito interessante, pois ao exporem suas respostas os alunos acabam aguçando os demais a conhecerem a obra que está sendo apresentada, fazendo com que se interessem pela leitura dos diferentes títulos”, explicou a professora Aline Cordeiro.

O projeto, que visa ampliar as possibilidades do aluno compreender o mundo integrando-se à literatura de forma a intensificar o hábito e o gosto pela leitura, teve em sua idealização livros cuidadosamente selecionados. Além disso, as atividades foram elaboradas para oferecer ao aluno a possibilidade de interagir com os textos e de recriá-los ou criar novas atividades e possibilidades a partir de sua leitura.

“Com essas atividades, o colégio espera colaborar na formação de novos leitores com capacidade de realizar uma leitura mais humanizada da vida”, disse a professora Cláudia R. Xavier.

Abaixo algumas fotos que ilustram o momento: