Planificação de Sólidos Geométricos: descomplicando e assimilando novos conceitos

Dentre os conteúdos e conceitos abordados na disciplina de Matemática, está a Planificação dos Sólidos Geométricos. Mas o que seria isto, afinal? Inicialmente, é preciso distinguir o que é um sólido geométrico, para depois ter condições de trabalhar e paralelamente entender a Planificação dos Sólidos Geométricos.

Com o propósito de permitir aos alunos identificar os sólidos geométricos, foi proposto observarem algumas formas presentes nos objetos da sala de aula e que na verdade são sólidos geométricos. Como exemplo foi destacada a caixinha de giz, o próprio giz e uma a garrafinha de água, a que os alunos foram motivados ainda a imaginar a forma do cubo mágico, pensar em uma lata de óleo, uma caixa de sapatos ou mesmo a casquinha de um delicioso sorvete.

Passado este momento de observação das formas dos diferentes objetos, as professores Eni Miranda e Liliane Rodrigues, em suas respectivas turmas de 4º ano do Ensino Fundamental, começaram a instigar os alunos a responderem a alguns questionamentos.

Com a caixinha de giz e uma garrafa de água, foi solicitado aos alunos identificar o que havia em comum nas duas formas, com o objetivo de levá-los a perceber que apesar de diferentes, ambas possuíam três dimensões: altura, largura e comprimento, que variam entre si, mas que estão presentes nas formas observadas.

Ainda com os dois objetos acima mencionados, os alunos receberam uma importante informação: foram informados de que estavam diante de dois sólidos em que um era considerado poliedro e o outro não poliedro. Mas e agora? O que seria poliedro e não poliedro?

Para ajudar foi sinalizado que a caixinha de giz era um poliedro e que a garrafinha de água, assim como uma lata de óleo, era um sólido geométrico não poliedro. Nesta altura, já foi possível aos alunos formular, entender e distinguir a seguinte condição: são poliedros, todos os sólidos geométricos que possuem a superfície plana, como a pirâmide, o cubo e o paralelepípedo, por exemplo. Já os sólidos não poliedros são aqueles que possuem pelo menos uma superfície curva, como o cilindro, a esfera e o cone.

Compreendida esta diferença, importante atividades foram propostas: trabalhar a planificação dos sólidos geométricos ou seja, a união de figuras planas. Assim sendo, em dois momentos distintos, inicialmente recortaram imagens impressas e realizaram a montagem dos sólidos e numa segunda atividade, munidos de palitos e de massinhas de modelar, os alunos foram convidados a realizarem a união destas figuras planas, criando as planificações observadas nas fotos.

1º Momento

Quando a absorção de temas complexos são abordados de forma tão prazerosa e contextualizada, a partir da observação de objetos que estão constantemente ao nosso redor, fica mais fácil assimilar e distinguir os novos conceitos que vão sendo apresentados.

2º Momento

Uma escola da Rede Piedade de Educação