Pequenos turistas aprofundam seus conhecimentos acerca de um importante acervo tombado pela UNESCO.

postado em: Publicações | 0

Em cada série, uma diferente proposta em busca do conhecimento. Para as turmas dos 1º anos do Ensino Fundamental I, das professoras Gislana Antunes e Sandra Mara, as atividades visam oportunizar um aprofundamento, um saber com maiores detalhes em relação às obras do Aleijadinho, a Romaria e todo o importante acervo histórico de Congonhas, que é Patrimônio Cultural da Humanidade, título concedido pela Unesco desde 1985.

Durante a visita, que ocorreu no dia doze de julho, bem próximo ao início do recesso escolar, os pequenos turistas ficaram sabendo que Congonhas reúne o maior conjunto da arte barroca do mundo, composto por 78 esculturas assinadas pelo Mestre Antônio Francisco Lisboa, conhecido como Aleijadinho. Destas, 12 profetas em pedra-sabão, no adro da Basílica, e 66 figuras em cedro nos Passos da Paixão. Conheceram os Passos da Paixão, a sala dos ex-votos, mais conhecida como Sala dos Milagres; o maravilhoso Museu Cultural e também o Beco dos Canudos, antiga pousada dos romeiros, hoje, um rico e diversificado mercado de artesanato.

Na oportunidade os alunos puderam ainda conhecer o interior da Rádio Educativa FM. Lá foram muito bem recebidos e recepcionados pelo jornalista Wander Lúcio Mendes, pai da aluna Isadora R. Mendes, que orgulhosa, junto com os colegas, conheceu o local de trabalho de seu pai.

Na Romaria, conheceram a história do local e puderam realizar um delicioso lanche coletivo com os colegas. Duplamente saciados, os alunos aprofundaram os conhecimentos sobre a cidade onde moram, da maioria, a cidade natal e agora terão condições de desenvolver as atividades com maior propriedade.

Vejam as fotos dos alunos durante a visita técnica em busca de saberes sobre o rico acervo da Cidade dos Profetas.

PLEPI Transforma Alunos Em Pequenos Turistas.

Flickr Album Gallery Powered By: Weblizar