Pequenos turistas aprofundam seus conhecimentos acerca de um importante acervo tombado pela UNESCO.

Em cada série, uma diferente proposta em busca do conhecimento. Para as turmas dos 1º anos do Ensino Fundamental I, das professoras Gislana Antunes e Sandra Mara, as atividades visam oportunizar um aprofundamento, um saber com maiores detalhes em relação às obras do Aleijadinho, a Romaria e todo o importante acervo histórico de Congonhas, que é Patrimônio Cultural da Humanidade, título concedido pela Unesco desde 1985.

Durante a visita, que ocorreu no dia doze de julho, bem próximo ao início do recesso escolar, os pequenos turistas ficaram sabendo que Congonhas reúne o maior conjunto da arte barroca do mundo, composto por 78 esculturas assinadas pelo Mestre Antônio Francisco Lisboa, conhecido como Aleijadinho. Destas, 12 profetas em pedra-sabão, no adro da Basílica, e 66 figuras em cedro nos Passos da Paixão. Conheceram os Passos da Paixão, a sala dos ex-votos, mais conhecida como Sala dos Milagres; o maravilhoso Museu Cultural e também o Beco dos Canudos, antiga pousada dos romeiros, hoje, um rico e diversificado mercado de artesanato.

Na oportunidade os alunos puderam ainda conhecer o interior da Rádio Educativa FM. Lá foram muito bem recebidos e recepcionados pelo jornalista Wander Lúcio Mendes, pai da aluna Isadora R. Mendes, que orgulhosa, junto com os colegas, conheceu o local de trabalho de seu pai.

Na Romaria, conheceram a história do local e puderam realizar um delicioso lanche coletivo com os colegas. Duplamente saciados, os alunos aprofundaram os conhecimentos sobre a cidade onde moram, da maioria, a cidade natal e agora terão condições de desenvolver as atividades com maior propriedade.

Vejam as fotos dos alunos durante a visita técnica em busca de saberes sobre o rico acervo da Cidade dos Profetas.

PLEPI Transforma Alunos Em Pequenos Turistas.