Passaporte da Leitura – É preciso ir além!

Anteriormente foram postadas matérias relacionadas ao PLEPi (Projeto de Leitura e Escrita do Piedade), desenvolvido desde a Educação Infantil e ganhando novas temáticas e possibilidades em todo o Ensino Fundamental I. Aprofundando esta prática, a proposta para o Ensino Fundamental II, de aguçar o gosto e o hábito da leitura e a descoberta do quanto esta prática pode ser extremamente agradável e prazerosa são as premissas que perpassam e fundamentam o projeto: Passaporte da Leitura – “Ler é hábito. Basta começar!”, desenvolvido com os alunos do 6º ao 8º anos, sob a orientação da professora e mestre Josimery Nogueira.

Após a aquisição de literaturas mais atualizadas e em completa sintonia com e para o público em questão, e às vésperas do recesso escolar, uma banca com novas literaturas e livros de diferentes gêneros e autores foram disponibilizados, num verdadeiro convite de levarem para as férias o exemplar que mais se identificassem para lerem e desenvolverem as atividades propostas no encarte do projeto.

Para o lançamento e apresentação dos novos títulos e também do Projeto Passaporte da Leitura, tudo foi carinhosamente planejado. Em um trabalho conjunto, a professora da turma e a bibliotecária Zilda Conceição, prepararam o Canto da Leitura que contou ainda com a possibilidade de saborearem uma gostosa pipoca, num agradável convite ao bate papo e à troca das primeiras impressões sobre a obra escolhida.

Jornais também foram disponibilizados, no intuito de intensificar o prazer e incentivar os alunos a lerem mais e portanto, adquirirem o hábito da leitura no dia a dia de forma espontânea, pelo prazer de ler que lhes trarão benefícios que passam pelo maior domínio da linguagem oral e escrita, melhor interpretação, bem como o enriquecimento do vocabulário e a aquisição de novos conhecimentos e descobertas.

Enquanto educadora de Língua Portuguesa e Redação, Josimery afirma que: “É preciso ir além! Instituições comprometidas com a real formação de seus educandos, precisam promover diferentes práticas que permitam aos alunos a possibilidade de entender as diversas possibilidades que a prática e o hábito da Leitura pode oportunizar não apenas no âmbito escolar, mas em suas vidas como um todo”.

Os alunos do 3º ano do Ensino Médio, já sabedores da importância da leitura na formação de pessoas com melhor repertório linguístico, argumentativo e dissertativo, foram convidados para prestigiarem e participarem do lançamento e apresentação das novas obras, que passam a compor o acervo já disponível aos alunos, para tiragem semanal dos diferentes títulos na biblioteca da instituição. Vejam as fotos:

Passaporte Da Leitura – É Preciso Ir Além!