O circo e os shows pirotécnicos

Dentre as atividades propostas para o mês de março, os alunos do quinto ano, desenvolveram uma atividade artística que enfatizou e trouxe a temática do Circo para a sala de aula. Data comemorada aos vinte e sete dias do referido mês, o Dia do Circo, inicialmente nos remete ao lendário Abelardo Pinto, palhaço brasileiro conhecido como Piolin, que se destacou por sua criatividade e habilidade como equilibrista.

Paralelamente, outras questões vieram à tona e foram discutidas, por retratarem os bastidores do espetáculo. Assim sendo, de forma crítica, os alunos discutiram sobre a vida das crianças circenses e sobre como eram tratados os animais que participavam dos espetáculos.

Em relação às crianças, discutiu-se sua vida errante, sobre não terem um lar de referência e a formação escolar prejudicada pela incansável mudança de cidades. Já sobre os animais, que durante as apresentações eram maltratados e castigados para cumprirem suas tarefas, discutiu-se que estas práticas foram abolidas e atualmente, os espetáculos estão mais voltados para os malabaristas e seus contorcionismos, as acrobacias e os truques mágicos e shows pirotécnicos cada vez mais ousados para agradar o público durante as apresentações.

Data da atividade:17 de março.

Atividade proposta pela professora Aline Cordeiro.

Vejam algumas fotos:

Dia Do Circo