Aula prática: vivenciando experimentos

É sempre com muita expectativa que os alunos aguardam o dia em que irão para o Laboratório de Ciências para participar de uma aula prática, pois é quando têm a oportunidade de ver e fazer acontecer os experimentos exemplificados no livro didático. Se para os alunos, é um dia especial, para o professor é ainda mais gratificante: perceber nos olhos dos alunos o quanto  estão interessados e abertos ao conhecimento, é muito prazeroso, afirma Pedro Canísio, professor de Ciências do Ensino Fundamental II.

E esta prática não deixou nada a desejar. No conteúdo, que é matéria da grade curricular do sexto e nono anos do Ensino Fundamental e também do 1º e 3º anos do Ensino Médio, os alunos dos sextos anos tiveram a oportunidade de participar de uma aula em que o objetivo era permitir que eles percebessem como ocorrem e quais os processos utilizados para separar as misturas heterogêneas.

Em três etapas, foi oportunizado aos alunos diferenciar substância de mistura e também diferenciar os tipos de misturas homogêneas e heterogêneas e, no momento prático,  fazer a separação de algumas misturas heterogêneas, entendo assim, como se dá o processo de separação de misturas heterogêneas.

Experimentos realizados:

Funil de decantação: Consiste em submeter uma mistura a uma decantação em um funil especial, dotado de uma torneira na haste. Após a decantação, abre-se cuidadosamente a torneira, deixando vazar o líquido de baixo.

Decantação: Processo rudimentar de separação de mistura. Consiste em deixar uma mistura líquida e sólida ou líquida e líquida em repouso,  e seus elementos serão separados por densidade.

Indiscutivelmente uma aula que instiga e permite que os alunos entendam na prática como acontece os processos de Mistura e Separação de Misturas.

Aula Prática: Vivenciando Experimentos