Manhã Biológica

Permitir que os alunos se envolvam com o objeto de estudo e aprofundem seus conhecimentos com a responsabilidade de repassá-los aos colegas de sala, numa oportunidade de serem autônomos em seu processo de aquisição de conhecimento, foi a proposta apresentada por Alysson Eduardo, professor de Biologia às três séries do Ensino Médio. Cada turma com uma temática diferente e permitindo o uso da criatividade para tonar a apresentação ainda mais interessante, os alunos criaram maquetes, utilizaram o Laboratório de Ciências, encenaram uma peça teatral, criaram aplicativos, jogos de pergunta e resposta em que, quem errasse era “penalizado” com uma torta na cara, criaram apresentações utilizando os recursos multimídia disponíveis para repassá-las aos colegas, enfim, uma rica manhã de muita troca e interação, que é disponibilizada no intuito de demonstrar a riqueza da proposta e o envolvimento dos alunos, que com esta experiência são capazes de absorver os conteúdos de forma muito mais dinâmica e com efetiva participação. Abaixo disponibilizaremos os trabalhos por salas, para que todos tenham condições de perceber como foi esta manhã de trabalhos do dia doze de março.

Primeiro ano E.M.

Embriologia animal tem como  objetivo de estudar o desenvolvimento de um novo ser pluricelular, desde o estágio de uma célula até a formação de um ser independente, capaz de viver por conta própria.

Os alunos realizaram a fabricação de maquetes com materiais simples expressando o desenvolvimento embrionário.

1- Homúnculo (1694)

2- Espermatozoide e ovulo = zigoto

3- De blastômeros ao blastóporo

4- Os 4 tipos de ovos (Classificação dos óvulos quanto ao vitelo e tipos de segmentação)

5- Acelomado, pseudocelomado e celomado

6- Neurulação

7- Esquema de um anfioxo

Manhã Biológica – 1º E.M.

Segundo ano

A Genética é uma área da biologia que estuda os mecanismos da hereditariedade ou herança biológica. Os trabalhos foram desenvolvidos com o objetivo estudar os conceitos da genética por diferentes formas consolidando o aprendizado em sala de aula.

Os alunos abordaram os seguintes assuntos:

1- Falhas genéticas e o mundo pós-moderno

2- Maquete sobre os cariótipos

3- Montando um heredograma familiar (dos bisavôs até o presente) maquete ou painel

4- Peça teatral: teste de paternidade

5- O passado, presente e o futuro da genética

6- Brincando de genética (criação de um jogo)

Manhã Biológica – 2º E.M.

Peça teatral – Teste de paternidade

Com uma pegada engraçada, sem fugir do tema central: genética e usando muito criatividades, em três atos, o grupo responsável pela elaboração da peça arrancou boas gargalhadas dos colegas. Com o desfecho surpreendente e a excelente performance, a proposta foi bem entendida pelos demais alunos.

Manhã Biológica – Torta Na Cara

Terceiro ano

No estudo da Bioquímica Celular as principais moléculas que formam as células são fundamentais para entender a dinâmica dos seres vivos. Os trabalhos foram desenvolvidos destacando os principais temas da bioquímica celular. Levando em conta as novas tecnologias disponíveis e o uso de experimentos.

Os alunos abordaram os seguintes temas:

1- DNA. Da descoberta aos dias atuais.

2- Agrotóxicos (amigo ou inimigo)

3- A necessidade de vitamina x indústria farmacêutica.

4- Teatro sobre síntese proteica

5- Tecnologia em bioquímica:  Construção de um aplicativo

6- Diabete e colesterol alto. A epidemia

7- Montagem de 3 experimentos de bioquímica

Manhã Biológica – 3º E.M.