Lançamento do PLEPi Júnior

Na tarde do dia 16 de abril, às vésperas de se comemorar o Dia Nacional do Livro, data que homenageia Monteiro Lobato, renomado escritor brasileiro, os alunos do 1º ao 5º anos participaram do lançamento do PLEPi – Projeto de Leitura e Escrita do Piedade.

Como parte da Rede Piedade de Educação, o Colégio Nossa Senhora da Piedade, apresenta uma versão bem mais robusta de seu Projeto de Leitura e Escrita, que agora passa a ser o carro chefe de todos os projetos de leitura e escrita desenvolvidos nos diferentes estados em que os Colégios da rede atuam.

O Projeto de Leitura e Escrita, desenvolvido pelos colégios da Rede Piedade de Educação, contribuirá para melhorar os índices coletados na última edição da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil (2016), realizada pelo Instituto Pró-Livro, com o apoio da Associação Brasileira e Sindicato Nacional de Editores de Livros Escolares, que apesar de certos avanços, apontam um cenário pouco promissor, onde 104,7 milhões de brasileiros (56% da população acima dos cinco anos de idade) se enquadram como leitores regulares (aqueles que leem, pelo menos, partes de um livro a cada três meses). Com esta proposta, os alunos efetivamente realizaram não somente a leitura dos livros sugeridos, mas passarão a realizar a leitura espontânea e prazerosa de diferentes obras.

Durante o lançamento, que aconteceu no salão nobre do Colégio, os alunos foram convidados a assistirem ao vídeo: A leitura na vida, de Lia Schmitt e  conhecerem os 24 motivos para se tornarem um amante dos livros.

Logo após, guiados por uma contadora de histórias,  os alunos embarcaram no mundo da fantasia, ao ouvirem a história Sopa de Prego, de Eric Maddern e Paul Hess.

Em seguida, a coordenadora Raquel Fernandes explicou aos alunos que o PLEPi, vem com uma proposta bem diferente:  “Recheado de atividades divertidas e prazerosas em que todos terão a oportunidade de desenvolver diferentes atividades, o projeto quer despertar em cada um dos alunos, além do hábito e do gosto pela leitura, a ampliação das possibilidades de compreensão de mundo, enquanto desenvolvem habilidades de expressão oral, escrita e artística e que, como o Projeto os acompanhará ao longo das séries do Ensino Fundamental I, permitirá que todos tenham acesso à leitura de mais de 30 livros por ano, realizando diferentes propostas de atividades de acordo com cada série do segmento”.

Para a elaboração do programa, os livros foram cuidadosamente selecionados e as atividades propostas por série, foram desenvolvidas no intuito de permitir aos alunos interagir com diferentes textos e de recriá-los ou criar novas atividades a partir da leitura realizada.

“O domínio da língua tem estreita relação com a possibilidade de plena participação social, pois é por meio dela que o  homem se comunica, tem acesso à informação, expressa e defende pontos de vista, partilha ou constrói visões do mundo, produz conhecimento.” MEC – Parâmetros Curriculares Nacionais.

Certamente, será mais um momento de grande riqueza na nossa Escola, onde o movimento pela leitura cresce cada dia mais para o sucesso de nossos alunos.

Veja fotos do evento

PLEPi Júnior