Interações e Brincadeiras na Educação Infantil

postado em: Publicações | 0

O universo infantil é verdadeiramente uma imensidão de novas descobertas a serem vividas e percebidas pelos pequenos. Enquanto seres sociais, todo ser humano só se constitui ao interagir com o outro, ao perceber que nem tudo é como e quando se quer, que a vontade e a necessidade do outro precisa ser respeitada e ponderada, assim como as próprias em relação aos que a reivindicam.

Uma criança que cresce somente entre adultos, que não convive com outras crianças, que não é capaz de ter o prazer de desejar o brinquedo do outro e com este brincar junto e também de poder compartilhar o próprio brinquedo, não consegue perceber o quão mais interessante uma brincadeira pode se tornar se compartilhada. Durante as brincadeiras, a espera pela própria vez, o observar o outro fazendo, permite que estratégias sejam criadas, hipóteses sejam traçadas mental e fisicamente, fazendo com que o brincar seja uma proposta que simultaneamente educa e forma seres conscientes e aptos para viver em sociedade, capazes de ceder, de reivindicar os próprios direitos, de ponderar, ser justo, de conviver.

“A interação durante o brincar caracteriza o cotidiano da infância, trazendo consigo muitas aprendizagens e potenciais para o desenvolvimento integral das crianças. Ao observar as interações e a brincadeira entre as crianças e delas com os adultos, é possível identificar, por exemplo, a expressão dos afetos, a mediação das frustrações, a resolução dos conflitos e a regulação das emoções.” BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR.

As interações que se processam nas brincadeiras livres ou orientadas, com crianças de mesma e diferentes faixas etárias e com a professora, quando no meio escolar, oportunizam as bases da vida em sociedade, uma vez que garantem o pleno desenvolvimento das crianças que vão assimilando infinitos conceitos e impressões, vencendo o egocentrismo que é próprio da infância, mas que precisa ser superado para que a criança possa compreender a noção de referência a partir do eu e, então, aprender: aprender a conhecer, aprender a fazer; aprender a viver junto e aprender a ser.

Abaixo, disponibilizamos fotos de diferentes momentos e atividades que permitem melhor compreender o universo da Educação Infantil.

Interações E Brincadeiras Na Educação Infantil

Flickr Album Gallery Powered By: Weblizar