O Colégio possui uma longa história desde sua fundação.

Em 1963, precisamente ao 18º dia de fevereiro, chegaram a Congonhas/MG, cidade natal de Dom Silvério Gomes Pimenta, as primeiras Irmãs Auxiliares de Nossa Senhora da Piedade, para plantar na cidade dos profetas, esta escola que há 51 anos educa com amor a infância e a juventude congonhense.

Foram elas: Irmã Maria Suzana e Irmã de Jesus Crucificado.

O Colégio teve, inicialmente, o nome de Instituto Nossa Senhora da Piedade e foi inaugurado em 1º de março de 1963, numa casa ao lado da Igreja São José, a Rua Bom Jesus, 91. Em seguida, o Colégio se instalou num majestoso prédio no Bairro Matriz, na Praça Dom Silvério, 28, no alto da colina.

O Instituto Nossa Senhora da Piedade começou a funcionar no dia 04 de março de 1963, com o pré-escolar e o 1º ano. Foram 200 alunos matriculados e a primeira entrega de diplomas aconteceu em 01/12/1963 na Rádio Congonhas, sendo oradora da turma Maria da Conceição Junqueira.

Em março de 1967, começa a funcionar o curso normal e em 27 de março de 1974 houve a aprovação do Curso Técnico em Secretariado, que teve excelente repercussão na comunidade e cidades vizinhas, formando ótimos profissionais para as empresas da região. Atualmente, no Colégio Nossa Senhora da Piedade funcionam os curso de: Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio.