Índios Brasileiros: Quem são?

Uma mesa redonda, composta pelos alunos do 7° ano do Ensino Fundamental, discutiu a real situação do índio no Brasil, quem são, como vivem e onde estão localizados. Entraram em debate questões muito relevantes e atuais como as relações de poder na sociedade, a disputa por terras e o genocídio indígena.

A atividade, que surgiu durante a aula de Português, teve o objetivo de levar os alunos a perceber a importância de conhecer, respeitar e valorizar as diferentes culturas presentes em nosso país, bem como levá-los a identificar que muitas atitudes preconceituosas estão em discursos que, na realidade, revelam as relações de poder presentes na sociedade.

Aproveitando a temática, Josimery Nogueira, professora que conduziu a atividade, orientou aos alunos que realizassem previamente pesquisas, no intuito de melhorar seu repertório argumentativo e também de conseguirem estabelecer uma leitura crítica da realidade vivida por estes povos.

Diversas curiosidades, dados estatísticos e nomes das tribos por região foram repassadas pelos alunos.

Em uma das contribuições, a aluna Luísa Marcossi, compartilhou um importante dado levantado em sua busca, relacionado aos índios do norte do Brasil (Manaus):

“Estão ocorrendo muitas disputas por terras de forma injusta, homens invadem as terras indígenas armados, ameaçam e até matam índios, no intuito de tomar a posse da terra”.

Após sua fala, a discussão seguiu em torno desta triste realidade vivida pelos índios.  A participação e o engajamento dos alunos em compartilhar suas descobertas deixou claro para a professora  que os objetivos  da proposta foram alcançados.

Data da atividade: 28/02/2018.

Vejam fotos da atividade: