I Semana de Arte e Literatura do Colégio Nossa Senhora da Piedade

postado em: Publicações | 0

Desde seu lançamento, com o lema: Ler é hábito. Basta começar, o Projeto: Passaporte de Leitura  pretendeu convidar os alunos a, de forma muito prazerosa, viver novas experiências, fazer novas descobertas, viajar pela imaginação e encantar-se com o mundo de sonhos das histórias e, em contrapartida, desenvolver ao máximo suas potencialidades, no intuito de descobrir o maravilhoso poder transformador que a linguagem exerce sobre cada um de nós.

Desenvolvido com os alunos do 6º ao 8º anos do Ensino Fundamental II, sob a orientação da professora de Língua Portuguesa e Redação, Josimery Nogueira, os discentes foram estimulados a trabalhar sob a proposta da retextualização¹, por ela se apresentar como promissora no desenvolvimento de um trabalho eficaz de leitura e produção de texto.

Mestra em Letras e especialista em Língua Portuguesa, Josimery acredita que, quando se pretende formar competentes alunos-escritores, é preciso oferecer condições para que não somente criem, mas que também avaliem seus próprios textos e o percurso criador. Evidentemente, isso só se torna possível se os alunos tiverem constituído um amplo repertório de modelos, que lhes permitam recriar, criar e recriar as próprias criações.

Com esta premissa, para o lançamento deste Projeto, uma enorme quantidade de novas e interessantes obras foram adquiridas pela instituição, no intuito de aumentar e estimular ainda mais o prazer pela leitura. Desde então, uma gama de atividades e uma dinâmica de troca das obras foram dinamizadas, no intuito de que a cada semana, para deleite dos alunos, uma nova literatura os aguardava.

Paralelamente, com a professora Cristiane Melo, na disciplina de Artes, foi desenvolvido com os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, diferentes propostas de atividades artísticas  e sob a orientação do professor José Sérgio, foi proposto o desenvolvimento de um site elaborado pelos alunos e intitulado: Universo em linhas, que apresenta algumas atividades desenvolvidas durante as aulas de Redação, bem como pensamentos e poemas elaborados pelos alunos, passando assim, a ser mais uma das importantes e interessantes propostas encontradas no site desta instituição.

Vencidas as atividades propostas aos alunos do Ensino Fundamental II, como culminância das atividades, foi idealizada a I Semana de Arte e Literatura do Colégio Nossa Senhora da Piedade. Para tanto, foi oportunizado, na manhã do dia  oito de novembro, um momento muito especial com o escritor e ilustrador Marcelo Manhães, um dos autores cujas obras foram adquiridas pela instituição e também pelos alunos que, na oportunidade, tiveram seus livros autografados.

Uma exposição com as obras literárias e artísticas produzidas pelos alunos foi montada, para apreciação e visitação de toda a comunidade estudantil e também dos familiares, como o Projeto: Parodiando com a Língua Portuguesa, desenvolvido pelos alunos do 8º ano do Ensino Fundamental.

Durante a tarde do mesmo dia, os alunos do turno do 1º ao 5º anos do Ensino Fundamental I,  também tiveram um Momento com Marcelo Manhães, que encantou a todos com suas palavras de motivação à Leitura e seu papel transformador, e também com o agradável bate-papo em que relatou como se descobriu um apaixonado pelas palavras escritas e de como passou a dominá-las e transformá-las em sua realização pessoal.


No dia seguinte, Luciomar de Jesus, um talento nato de Congonhas, escultor e artista plástico, dotado de infinitas habilidades e um exímio contador de histórias, dialogou com os alunos sobre a Literatura de Cordel (a poesia rimada)  e o repente (arte baseada no improviso cantado), destacando a importância da diversidade, da regionalidade brasileira.

Toda a variedade linguística e artística desenvolvida, visa ampliar o repertório não apenas linguístico dos alunos, mas também permitir que se percebam como seres capazes de se expressar de forma clara e precisa, usando suas habilidades de forma coerente, segura e assertiva.

Afinal, como afirma a célebre frase de Paulo Freire,

Educação não transforma o mundo.

Educação muda as pessoas.

Pessoas transformam o mundo.

[1]Retextualização: De acordo com Matêncio (2003) é a produção de um novo texto a partir de um ou mais textos-base, o que significa que o sujeito (aluno) trabalha sobre as seguintes estratégias linguísticas: nova situação de interação, portanto um novo enquadre e um novo quadro de referências.

Vejam fotos dos diferentes momentos:

 

Momento com Marcelo Manhães (Turno da manhã)

Momento Com Marcelo Manhães

Flickr Album Gallery Powered By: Weblizar

 

Momento com Marcelo Manhães (Turno da tarde)

Momento Com Marcelo Manhães (turno Da Tarde)

Flickr Album Gallery Powered By: Weblizar

 

Exposição obras literárias e artísticas produzidas pelos alunos

Exposição Obras Literárias E Artísticas Produzidas Pelos Alunos

Flickr Album Gallery Powered By: Weblizar

 

Parodiando com a Língua Portuguesa

Parodiando Com A Língua Portuguesa

Flickr Album Gallery Powered By: Weblizar

 

Contação de Histórias com Luciomar de Jesus

Contação De Histórias Com Luciomar De Jesus

Flickr Album Gallery Powered By: Weblizar