Estudante do Colégio Nossa Senhora da Piedade faz poesia e recebe homenagem do Corpo de Bombeiros de Brumadinho.

Destaque nos principais jornais e sites do país, Helena Silva Dias de Moura, de apenas 10 anos de idade, aluna do Colégio Nossa Senhora da Piedade, Congonhas/MG, recebeu surpresa e emocionada um vídeo feito pelo Corpo de Bombeiros que auxiliam nas buscas de Brumadinho. No vídeo, que está viralizando na internet, o Tenente Aihara e parte da corporação externam sua gratidão pela poesia “Os Heróis de Brumadinho”, criada pela estudante para homenageá-los.

Em meio a dor, é preciso encontrar ânimo e coragem para externar o que vai fundo em nossa alma. Esta capacidade humana de se sensibilizar com a dor do outro, com a perda do outro e traduzir em palavras tais sentimentos, foi muito bem traduzida por Helena Silva Dias de Moura, aluna do 5º ano do Ensino Fundamental, a partir da proposta realizada pela professora Aline Cristina Cordeiro, durante o trabalho de revisão diagnóstica e sondagens no início do ano letivo.

Após rever o gênero textual poesia e suas características, foi sugerido aos alunos que trouxessem poesias de autores preferidos e que também criassem com tema livre, suas próprias poesias. A partir daí uma gama de poesias de autores consagrados e produzidas pelos alunos retrataram a vida, a natureza, a família e também a tragédia ocorrida em Brumadinho, em que Helena, sensibilizada destacou o trabalho desenvolvido pelo Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), a quem nomeou como Heróis, reconhecendo ainda a importância destes anjos que se doam em prol de seu próximo.

Sensibilizada e orgulhosa com o grau de consciência e sensibilidade de sua filha, Ludymilla Thamara da Silva, desejou que a produção literária de sua filha, chegasse até estes seres humanos iluminados.

Para surpresa da família e comoção de Helena, ainda que inicialmente estivesse apenas realizando uma atividade escolar, sua poesia chegou até a corporação que emocionados, perceberam através das palavras de Helena, o quanto a população reconhece o trabalho desenvolvido por eles e afirmou que o gesto serve de alento para o coração dos militares.

O porta-voz do CBMMG, tenente Pedro Aihara e integrantes da corporação, sensibilizados, gravaram um vídeo recitando o poema produzido por Helena, e encaminhou-o para a família de Helena. Marcelo Salles Dias, ex-aluno de nossa instituição e pai de Helena, procurou o Colégio para solicitar que sua filha tomasse conhecimento da homenagem, junto aos colegas e assim, nesta sexta-feira, no salão nobre do Colégio, Helena que nada sabia, recebeu emocionada a resposta à sua demonstração de afeto e tamanha sensibilidade.

Enquanto instituição religiosa, pertencente à Rede Piedade de Educação, nos diferentes estados de atuação, o trabalho é pautado em 4 diretrizes que sintetizam o fazer pedagógico da Rede Piedade de Educação. Essas diretrizes que passam pela vontade, sensibilidade, memória e inteligência objetivam oportunizar a formação integral de nossos alunos e apurar esta capacidade de desprendimento e consciência, imprescindíveis para o desenvolvimento da consciência cidadã e holística.

Tanto as matérias veiculadas nos diferentes meios de comunicação, quanto o vídeo em que ela declama sua poesia, bem como a homenagem da Corporação do Corpo de Bombeiros em resposta a esta demonstração de afeto e humanidade, serão exibidos abaixo.

Após a exibição do vídeo, Helena com sua meiguice e singeleza, disse à Ir. Ribamar, diretora da instituição, que “ficou alegre ao ver o vídeo”, mas em seu olhar, o que pode ser percebido foi muita maturidade e um enorme grau de consciência, afirma a diretora.

Emocionada, a coordenadora pedagógica Raquel Regina Fernandes, aproveitou o momento mobilizar os demais alunos a realizarem bem suas tarefas escolares e aproveitou para anunciar que no próximo mês, o projeto: Na Ponta do Lápis, que no final do ano passado, oportunizou o lançamento do Livro: Pequenos leitores, grandes escritores, continuará neste ano, com novas propostas de trabalho, intensificando ainda mais a capacidade criativa e literária de todos os alunos.

Abaixo,  links das publicações que cobriram a matéria e a linda homenagem:

extra.globo – Notícias/Brasil – Poema de menina de 10 anos, emociona Bombeiros: “Os Heróis de Brumadinho”

Hoje em Dia: Menina de Congonhas faz poema e emociona Bombeiros

Pleno.news – Menina emociona bombeiros em Brumadinho com poema

Leia(m) o Poema produzido por Helena:

Os Heróis de Brumadinho

Tanta lama
Tanta destruição
No meio de tanto verde
Só ficou poluição

Tristeza é o que todos têm sentido
Mas com a ajuda
dos bombeiros
Tudo vem
sendo resolvido

Dia e noite eles trabalham
procurando vítimas, ajudando famílias
Que esperam
por notícias

Ser bombeiro não deve ser fácil
Precisa de força
e muito trabalho

Até para os bombeiros
Existem pessoas boas
Que
valorizam seu trabalho
E lavam suas roupas

Os bombeiros são pessoas como nós
Mas salvam
muitas vidas
E são realmente
Verdadeiros HERÓIS!!!

Veja(m) a Homenagem dos Bombeiros à Helena, à qual parabenizamos pela iniciativa e sensibilidade.