“HAM” – História, Artes e Música na temática

Só mesmo muita criatividade e um prazer enorme por compartilhar o saber de forma contextualizada que impulsiona o prof. Warlen Guerra a arquitetar diferentes formas de envolver e motivar seus alunos a não somente buscar pelo conhecimento, mas também ter a sensação de viver a História. Sim, os alunos do 2º e 3º anos do Ensino Médio, tiveram a oportunidade de participar de uma aula interdisciplinar sobre a SEMANA DA ARTE MODERNA, participando de uma atividade extracurricular, em que representantes das três frentes História, Artes e Música, debateram e demostraram não somente a importância deste acontecimento histórico, bem como sua influência e a abertura para se instaurar algo novo, ao propor uma mudança dos padrões estéticos daquela época, uma renovação na linguagem, na arte e na cultura como um todo, sendo portanto, o marco inicial do Modernismo no Brasil.

Ainda que seja intitulada Semana de Arte Moderna, o evento aconteceu nos dias 13, 15 e 17 Fevereiro de 1922 no Teatro Municipal de São Paulo e foi um marco para a arte no Brasil. Participaram do evento os modernistas Oswald de Andrade, Anita Malfatti, Mario de Andrade, Victor Brecheret, Di Cavalcanti, Villa-Lobos, Menotti del Picchia, entre outros. E para que os alunos tivessem ainda mais a sensação de viverem a História, os encontros foram agendados em três noites, quando os alunos se deslocaram para se reunirem e entenderem a importância deste marco histórico e cultural.

A parceia foi montada juntamente com Juliana Mendes, que com sua veia artística oportunizou uma releitura de algumas obras de Anita Malfatti e por Davidson Reis, músico que presenteou os alunos com canções da época. Warlen entrou com todo o acervo histórico e literário, dando condições aos alunos de indiscutivelmente entenderem não somente a proposta, mas também de incutirem importantes informações que os permitiram entender a importância deste acontecimento histórico.

Vejam fotos dos três encontros:

Semana De Arte Moderna