Feira de Ciências

1ª FEIRA ESTUDANTIL ENVOLVENDO TODOS OS CONTEÚDOS DA ÁREA DE CIÊNCIAS

(Química, Física, Biologia e Matemática)

Fechando os projetos desenvolvidos durante o ano letivo foi realizada, nesta quarta-feira, dia 29 de novembro, a Feira de Ciências com os alunos do 1º ao 3º anos do Ensino Médio.

Divididos em quatro grandes grupos, representando as disciplinas de Matemática, Química, Física e Biologia, os alunos das três séries trabalharam juntos entre si, no intuito de colocar em prática os conhecimentos adquiridos ao longo do ano letivo, trocando ideias, desenvolvendo experimentos, superando os desafios e consolidando o conhecimento adquirido ao longo das três etapas letivas.

QUÍMICA

Na sala de química, foram realizados e demonstrados para os demais alunos, 8 experimentos de assuntos diversos, tais como:

• Mensagem secreta feita com amônia;

• Vulcão com solução de bicarbonato​ de sódio e vinagre (ácido acético);

• Bomba de hidrogênio, na qual o valor liberado pelo H² enchia um balão de forma lenta;

• Pasta de Elefante, abordando o uso da cinética química (velocidade das reações);

• Camaleão químico, uma solução que muda de cor ao mudar o nox dos elementos;

• Sobe e desce químico, contando com o uso da naftalina para demonstração;

• Água furiosa que mudava de cor conforme a agitação do recipiente que continha a solução;

• Areia movediça que ao bater com a mão regia conforme a pressão exercida, se fosse forte a areia ficava inflexível, entretanto, ao bater com a mão leve a areia mudava, ficando macia.

Seguem fotos:

Stand De Química

FÍSICA

Na Mostra de Física tivemos:

Vídeo apresentando a evolução da Física – das primeiras descobertas às mais complexas.

Magnetismo (gerador, eletroímã e trem bala, motor elétrico)

Elétrica – sistema de alarme de incêndio, motor solenoide e cabo de guerra elétrico)

Ótica – Ilusões de ótica e Holograma.

Retrospectiva sobre os maiores físicos desde Galileu Galilei até Albert Einstein.

Física Moderna – Aluno caracterizado de Albert Einstein.

Buraco negro e Viagem no tempo.

Vídeo sobre a formação e evolução do Universo.

Seguem fotos:

Stand De Física

BIOLOGIA

Neste stand, temas como Mata Atlântica – Desmatamento e preservação, foram a temática dos alunos do 1º ano do Ensino Médio, seguido por um vídeo e uma apresentação multimídia que oportunizava uma retrospectiva, um convite à mudança de postura, frente à natureza e todo o ecossistema presente.

Transgênicos – alimentos industrializados. Foco: Salsicha, foi a temática dos alunos do 2º ao do Ensino Médio.

Os alunos do 3º ano, focaram o Cérebro (sinapses nervosas), brincadeiras como telefone sem fio, labirinto e jogo da memória no intuito de demonstar os possíveis caminhos que o cérebro percorre (utiliza) durante a escolha entre a ingestão de alimentos saudáveis e industrializados.

Foi permitido ainda, uma degustação, onde havia a opção entre a escolha entre um bolo de banana orgânico e salgadinhos, seguido pelo questionamento: Qual sua opção final? Dieta balanceada ou fast food?

Vejam as fotos:

Stand De Biologia

MATEMÁTICA

(Sala com jogos interativos)

Jogos envolvendo o raciocínio e a lógica.

Importância e Relação dos jogos com a Matemática

Foi proposto aos telespectadores,responderem desafios com direito a brindes (recompensa)

Jogos de tabuleiro –  Xadrez (ensinaram as regras)

Dança com vídeo game.

Xbox, Batalha Naval, Mário.

Vejam as fotos:

Stand De Matemática

Agradecimentos às Irmãs, aos professores, funcionários e aos alunos que se empenharam para o sucesso deste grandioso evento.

PARABÉNS!!!

Para 2018, novos projetos serão propostos!!!