Botânica na prática

Por mais que a expectativa teimasse em dar sinais de como seria a manhã do dia 11 de agosto, toda a imaginação empreendida não fez jus ao que de fato aconteceria com a turma de alunos do 7º ano do Ensino Fundamental II deste educandário. Aguardada por dias, a data finalmente chegou e com ela a oportunidade de visitar a Fazenda Paraopeba, localizada em São Brás do Suaçuí/MG, onde o professor e anfitrião Pedro Canísio, juntamente com seu irmão Moisés Matias, os aguardavam, para ministrar uma aula de campo tão rica e agradável, que certamente não será esquecida.

De início, o contato com a natureza foi uma experiência ímpar para alunos que vivem na cidade e tem pouco contato com nascentes de água, moinhos e a exuberante paisagem que simultaneamente agrada aos olhos e dá uma sensação de bem estar tão grande que fica até difícil mensurar e explicar as próprias sensações.

Com tanta beleza, o palco estava montado para o estudo de Botânica e os grupos vegetais como:

• Briófitas  – plantas pequenas, que vivem preferencialmente em locais sombreados e úmidos, formando verdadeiros tapetes verdes.
  • Pteridófitas – Não possuem sementes. Estrutura composta  por raiz, caule e folhas. Ex. samambaias e avencas usadas para fins ornamentais.
  • Gimnospermas – Mais completa possuem raízes, caule, folhas e sementes, mas não apresentam frutos.
  • Angiospermas – formado por plantas complexas que apresentam raiz, caule, folhas, flores, frutos e sementes.

Durante a visita técnica orientada, os alunos foram convidados a desenvolver um olhar diferenciado para as plantas, procurando extrair suas características, sua forma de reprodução e classificação, bem como distinguir suas partes: raiz, caule, folhas, flores, frutos e sementes. Poder sentir, observar a fundo e estabelecer correlações a partir da experiência vivida e do direcionamento dos anfitriões Pedro e Moisés, que iam demonstrando e permitindo que os alunos dessem suas contribuições, foram momentos muito ricos e indiscutivelmente, uma experiência ímpar, que aguçou-lhes a sensibilidade e uma gama de novos saberes em relação ao meio ambiente, ao clima, relevo e as plantas como um todo.

Pensam que acabou? Não! Na oportunidade, o grupo de alunos, que também estavam acompanhados por Ir. Ribamar (diretora) e o professor de Educação Física, José Leonardo, puderam ver de perto o funcionamento do moinho d´água, utilizado para a fabricação do fubá produzido na fazenda e ainda, por intermédio de Moisés,  atual Secretário de Educação Municipal de Conselheiro Lafaiete, conheceram a casa que pertenceu a Alvarenga Peixoto um dos Inconfidentes Mineiros. Casa esta localizada no caminho da Estrada Real. E para fechar com chave de ouro, esta manhã gloriosa e cheia de ensinamentos, uma deliciosa mesa de café foi montada para que os alunos pudessem lanchar e saborear as delícias produzidas na fazenda. “Olha que este lanche já está virando tradição”!

Vejam as fotos:

Botânica Na Prática