No dia quatro de agosto, os pais dos alunos do 3º ano do Ensino Médio comparecerem no Colégio em atenção a um convite direcionado exclusivamente a eles.

Na oportunidade, inicialmente Ir. Ribamar (diretora do Colégio), teve um breve momento com os pais, compartilhando algumas novidades implementadas para seus filhos, no intuito de melhor prepará-los para este momento tão decisivo em suas vidas. Em seguida, se encontraram com a Psicóloga e Terapeuta Cognitiva Comportamental, Alessandra Barboza Santos, que ali estava para proferir-lhes a Palestra: As Gerações e a importância da participação nas vivências e na escola dos filhos.

Prestes a prestarem o tão almejado Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e outros testes para ingresso nas universidades, os alunos do 3º ano do Ensino Médio estão tendo a oportunidade de serem acompanhados por Alessandra, que vem desenvolvendo trabalhos de auto-estima, aconselhamentos, ouvindo-lhes as ansiedades e dando aos alunos o suporte emocional necessário para não somente decidirem o caminho a seguir, mas para terem condições de trilhá-lo com cabeça erguida.

Durante a palestra, Alessandra mostrou aos pais, porque muitas vezes é tão difícil a relação entre pais e filhos. Pertencentes a diferentes gerações, muitas vezes os pais querem replicar a educação que receberam, o que é IMPOSSÍVEL! Os pais precisam ter ciência de que os tempos mudam, os anseios mudam, o mundo mudou! Consequentemente, os pais de hoje, precisam assimilar esta mudança e também se permitirem mudar.

Alessandra mostrou aos pais as características das diferentes gerações segmentadas em cinco classificações de estágio de vida: os Tradicionais (65 anos ou mais), os Baby Boomers (50-64), a Geração X (35-49), a Geração Y entre (21-34) e a Geração Z (15-20), que é exatamente a geração em pauta, a geração dos filhos dos que ali estavam presentes e seguiu informando que “a Geração Z, é considerada a Geração que nasceu conectada, por nunca terem visto o mundo sem a internet. E que por isto, são capazes de ouvir música e  trabalhar no computador, ouvir música e estudar, são considerados a única geração que dá conta de lidar e processar tudo ao mesmo tempo. São a geração que consegue absorver tudo de forma bem diferente”, afirma.

Alessandra chamou a atenção dos pais no sentindo de que compete a eles impor o limite. Saber que seus filhos assimilam tudo ao mesmo tempo é importante, mas também é importante ter ciência do que os filhos estão assimilando. Precisam se manter próximos e presentes, demonstrando que aquele momento juntos é importante. Relatou que a Geração Z, uma de suas características é que tendem a naturalmente se isolar. “A conversa olho no olho, o compartilhar sentimentos, são fundamentais, ainda mais neste momento em que sentem que todas as setas estão apontadas para eles“. Setas da família, da escola, dos colegas e meio que confidencia aos pais: “Sentimento nunca envelhece, independente da idade, sentimos as coisas. Quando nos  colocamos no lugar deles, nos aproximamos. Compartilhar, mais, momentos  com os filhos, os aproxima. E neste momento, eles precisam de vocês!“, relata a psicóloga.

Alessandra segue a palestra conversando com os pais no sentido de que,  enquanto escola, e eles enquanto pais, precisam nortear os alunos (os filhos), no sentindo de que, principalmente neste momento decisivo, eles precisam saber que, muito mais importante que a realização financeira, está a realização pessoal.

E segue falando da questão da ansiedade, da autoconfiança. Da experiência vivida por muitos alunos que só de pensar que terá prova no dia seguinte gera uma somatização de algo.

Outros importantes pontos foram compartilhados. Os pais puderam realizar suas colocações e ao final, Alessandra chama a atenção para a importância da proposta do Colégio Nossa Senhora da Piedade, de acolher tanto os filhos, quanto os pais dos alunos do 3º ano do Ensino Médio, afinal, como diz uma célebre frase, conhecida por muitos: Família e Escola precisam estar juntas, para, de mãos dadas, compartilhar a alegria do sucesso!

Seguem Algumas Fotos Tiradas Durante A Palestra: