Na tarde do dia 21 de fevereiro foi realizada a Reunião de abertura do ano letivo com os Pais dos alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental I.

Na oportunidade, após um momento de reflexão e apresentação do Vídeo Institucional da Rede Piedade de Educação, da qual o Colégio Nossa Senhora da Piedade faz parte, Ir. Ribamar (diretora) e as coordenadoras Andréa Monteiro (Educação Infantil) e Raquel Fernandes (Ensino Fundamental I), apresentaram a proposta de trabalho da instituição e os Projetos que serão desenvolvidos durante o ano de 2019.

Em seguida, os pais tiveram a oportunidade de assistir a Palestra “PILARES DA EDUCAÇÃO: o que contribui e o que atrapalha no desenvolvimento das crianças, ministrada por Rafaela Ladeira, ex aluna do Colégio, que oportunizou importantes reflexões e contribuições que poderão alicerçar e nortear os presentes a conduzirem com mais tranquilidade os desafios vividos e os novos padrões impostos à sociedade e às famílias. Neste sentido, a palestra foi conduzida de modo a ajudar os pais a descobrirem como potencializar o desenvolvimento da(s) criança(s) em meio aos tantos desafios presentes atualmente.

De maneira muito clara e segura, Rafaela permitiu aos pais reviver situações vividas e entender importantes processos pelos quais seus filhos, estes seres em formação, passam e ainda apresentarão e quais posicionamentos, eles, os adultos, devem oportunizar, para que se estabeleçam as sinapses de modo a formar crianças seguras, capazes de relacionar com o outro, de conviver com as frustrações e superá-las, e ainda garantir o pleno desenvolvimento das crianças, para que cresçam e desenvolvam suas habilidades cognitivas e que tenham ainda, controle emocional.

Abordagens como a importância da rotina, que reduzem momentos de stress, a responsabilidade, a independência e os combinados – imprescindíveis para que as crianças se organizem internamente e passem a apresentar autocontrole, organização, controle sobre a frustração, a disciplina, o controle inibitório, a valorização do “sim”, todos necessários para o crescimento e formação da criança, também foram abordados, bem como problemas advindos da superproteção, que acabam formando crianças inseguras, com dificuldade de estabelecer relações e maior propensão à ansiedade.

Enquanto pais, é preciso estimular e mostrar às crianças que elas são capazes, estimular para que sintam a satisfação e a auto realização quando conseguem, ainda que repetidamente, vencer alguma dificuldade.

Em um dos pontos altos da palestra, Rafaela faz um convite aos pais: Permitam que seus filhos errem, na tentativa de acertar. Pais devem ser supervisores, e não podem privar os filhos de tentar desenvolver suas habilidades. Permitam que vençam os desafios! Estimulem! Que brinquem do faz de conta, do brincar livre e possam estimular este cérebro em desenvolvimento que precisa ser constantemente estimulado, para que desenvolva as funções executivas como planejamento, memória, controle inibitório, organização e flexibilidade cognitiva.

Foi abordado também o limite, os combinados que excluem uma ação incoerente na educação dos filhos, que é a questão e a necessidade do bater, do castigar. E finaliza dizendo que “Educar precisa ser uma prioridade, para que os pais possam ser escola na vida dos filhos”, para ensiná-los, estimulá-los,  para que estejam preparados e plenamente desenvolvidos.

Para quem se interessar, abaixo, nosso Vídeo Institucional.

Algumas fotos:

Uma escola da Rede Piedade de Educação