Eletricidade à flor da pele

postado em: Publicações | 0

Durante a aula no Laboratório de Ciências do dia 02 de abril, os alunos do 8º ano do Ensino Fundamental tiveram a oportunidade de entender um pouco da complexidade envolvida no sistema elétrico para a geração de energia, bem como o funcionamento dos circuitos elétricos aberto e fechado, a partir da compreensão do funcionamento dos interruptores elétricos.

Partindo da compreensão inicial do que vem a ser um circuito, servindo-se de lâmpada, fios condutores, pilhas e leds, o professor permitiu aos alunos recriar o sistema elétrico e visualizar o ascender e o apagar de uma lâmpada, possibilitando a todos entender a trajetória percorrida pela corrente elétrica e suas implicações.

Com a aula prática, os alunos recriaram e assimilaram a noção de circuito elétrico aberto e circuito elétrico fechado, a partir de fios condutores, que permitem a circulação da corrente elétrica, de modo que:

  • Circuito aberto  =  quando há um bloqueio da energia transmitida através de um fio condutor, ou seja, quando  há a interrupção, a quebra do circuito.
  • Circuito fechado = quando a transmissão da energia elétrica através do fio condutor, vai de uma ponta a outra, ou seja, a energia completa o circuito até o fim, sem interrupção, fazendo com isto, que o equipamento, neste caso, a lâmpada acendesse.

Durante a montagem do circuito, conduzidos pelo professor Pedro Canísio, os alunos tiveram ainda a oportunidade de perceber a ação do gerador de Van de Graaff, que ilustrou muito bem a aula sobre eletricidade, uma vez que produz o efeito de arrepiar os cabelos de quem toca sua cúpula, tornando o cabelo eletrizado com cargas da mesma polaridade, que se repelem e provocam o arrepiar dos fios.

Aulas como esta aguçam a expectativa dos alunos, permite que respondam aos questionamentos internos que vão sendo levantados e oportunizam a absorção de novos conceitos enquanto se apropriam de novos saberes.

Eletricidade à Flor Da Pele

Flickr Album Gallery Powered By: Weblizar

Uma escola da Rede Piedade de Educação