Diálogos: histórias, experiências e (re) encontros (2º Encontro)

Dando continuidade ao Projeto Diálogos: histórias, experiências e (re) encontros, um novo momento ímpar foi oportunizado aos alunos dos 9ºs anos do Ensino Fundamental II e para as turmas de alunos do Ensino Médio, na manhã do dia vinte e três de junho de 2018.

Durante o primeiro encontro, oportunizado ao fim do segundo semestre do ano anterior em que vários ex-alunos foram convidados e compareceram para uma gloriosa e inesquecível troca de experiências e vivências, ficou o gostinho de quero mais. Ávidos por conhecer e ouvir a todos, os alunos manifestaram o desejo de que o projeto não parasse naquela mostra. Ouvindo a estes anseios, os ex-alunos Lourenço Muller (advogado) e Michael Guerra (fisioterapeuta), foram novamente convidados para retornarem e continuarem o gostoso bate papo iniciado no ano anterior.

Durante os relatos, os alunos tiveram a oportunidade de realizar perguntas, tirar dúvidas, conhecer um pouco da trajetória de ambos, as conquistas, os altos e baixos das profissões e também um pouco da realidade que todos terão que passar quando começarem a estudar fora, longe do aconchego e cuidados da família.

Lourenço recordou situações vividas no Colégio, como de alguns momentos em que foi corrigido e que somente alguns anos depois, entendeu o quanto aquelas intervenções contribuíram para sua formação e quanto amor estavam envolvidos, mesmo quando, muitas vezes, sentiu-se contrariado por estar sendo corrigido seja pelo não cumprimento de uma tarefa, ou por uma atitude não permitida. Confidenciou que, em sua época, não era o primeiro da sala, mas que naquele educandário, do qual carrega significativas lembranças, não apenas de seus colegas, mas também dos professores, ali ele se formou enquanto ser humano e pessoa íntegra. Relatou ainda que, seus verdadeiros amigos, são os cujas amizades iniciaram no Colégio Nossa Senhora da Piedade. Amigos que, como ele, cresceram, se formaram, foram para fora estudar, se tornaram pessoa bem sucedidas e ainda hoje se reúnem, por que as verdadeiras amizades de suas vidas, ali se formaram.

Na sequencia, contou um pouco de sua experiência, dos concursos bem sucedidos, de algumas ações praticadas e que mesmo distante de Congonhas, conseguia perceber traços da educação ministrada  no Colégio, com seu papel formador de “Educar para a vida”. Mostrou aos alunos, como é vasto o campo de atuação para aqueles que decidirem se tornar um Bacharel em Direito.

Michael, também começou sua fala relatando um pouco da experiência e do presente de como ex aluno, orgulhosamente ter hoje a oportunidade de ver sua filha Lívia Guerra estudando na escola que ele carrega no coração.

A carreira como fisioterapeuta, já o levou a diferentes estados, clínicas e hospitais, mas a oportunidade de retornar a Congonhas e aqui exercer a profissão que escolheu desempenhar em sua vida, é para ele, um verdadeiro presente.

Durante sua explanação, Michael se comprometeu a detalhar a realidade da profissão, o dia a dia, as perdas, o carinho pelos pacientes e as conquistas.

Tanto Lourenço, quanto Michael, entenderam muito bem a proposta do Projeto Diálogos e tornaram a manhã muito rica para os presentes. A troca de experiências, a oportunidade de ouvir um profissional relatando e dando feedbacks, como que apontando o caminho a seguir e dando condições aos alunos de realmente entender e perceber se é aquilo mesmo que anseiam para suas vidas, é uma das propostas deste rico projeto, que nasceu primeiramente do desejo de cuidar, cuidar dos congonhenses e estes cuidarem uns dos outros, de compartilharem o amor por nossa terra, por nossa cidade, numa proposta de doação e de troca, de perpetuação.

Vejam algumas fotos retiradas durante o evento.                                                 Leia mais sobre o Projeto:

Projeto Diálogos