Cromatografia em papel

O estudo da química em laboratório é apaixonante. Nela conseguimos ver coisas que vão além do que a visão nos permite enxergar. Através de processos químicos somos capazes de fazer separação refinada de substâncias, e foi justamente essa a lição dos alunos do 1º e 3º anos do Ensino Médio: Cromatografia.

A cromatografia em papel é uma técnica de separação refinada e de fácil execução. Justamente por isso foi escolhida para auxiliar o ensino de química aos alunos do ensino médio. Utilizando materiais simples como canetas, hidrocores, marcas texto e álcool comercial foi possível trabalhar conceitos como separação de misturas, polaridade de substâncias, interações moleculares e solubilidade, obtendo a participação efetiva dos alunos e relacionado a química com o dia a dia dos mesmos.

A atividade aconteceu no Laboratório de Química e contou com a orientação da professora Maísa Gouvêa.

Cromatografia