CIANSP 126 anos! Compartilhando alegrias: propagando sonhos!

É sempre bom compartilhar alegrias e propagar bons exemplos. Aos 28 dias do mês de agosto, a CIANSP – Congregação das Irmãs Auxiliares de Nossa Senhora da Piedade, completa seus 126 anos!

Fundada por Monsenhor Domingos Evangelista Pinheiro, em 1892, os preceitos incutidos naquela época pelo fundador, alicerçados pela fé e profunda confiança na bondade divina ainda hoje se mantém vivos, a partir do trabalho e dedicação das Irmãs Auxiliares de Nossa Senhora da Piedade, responsáveis por dirigir esta Congregação mineira, que hoje está presente em oito estados, com diferentes obras, dentre as quais, a educação é seu carro chefe.

Para comemorar esta data, durante todo o mês de agosto, foi desenvolvido junto aos alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I, reflexões a partir das frases deixadas pelo fundador. Inicialmente, os alunos tiveram a oportunidade de assistir, no Salão Nobre do Colégio Nossa Senhora da Piedade, ao filme que conta toda a trajetória deste ser abençoado que se doou pela causa dos menos afortunados. Domingos acreditava que a boa educação passava por quatro princípios: a sensibilidade, a inteligência, a memória e a vontade. Princípios estes que são os pilares do “Jeito Piedade de Educar”.

Na culminância do Projeto, Ir. Maria Ribamar (diretora), Ir. Judith Monteiro (Vice diretora) e Ir. Arlete Silva, (Secretaria), foram convidadas a participar de um momento muito especial que começou com a Oração proferida e lindamente lida pelos alunos dos 1º anos do Ensino Fundamental I.

Em seguida, uma dramatização retratando uma das várias histórias da vida de Monsenhor Domingos, homem caridoso, solidário e principalmente, muito fervoroso na fé, permitiu aos alunos conhecer uma passagem vivida por Monsenhor, em um momento muito difícil em que, com muitas necessidades, não tendo nenhum provento para alimentar as crianças e as pessoas que dele dependiam, após suas orações, foi surpreendido pela espontânea doação de um senhor abastado que veio lhe ajudar, emprestando-lhe dinheiro para suprir as necessidades urgentes.

Poesias produzidas durante todo o mês pelos alunos, também abrilhantaram o momento de homenagens dedicados às Irmãs que dão continuidade a esta grandiosa obra secular.

O aluno Gabriel, do 1º ano do Ensino Fundamental, prendeu a atenção e emocionou a todos, quando compartilhou um fato ocorrido com Monsenhor Domingos e seu fiel e inseparável amigo, já no finalzinho de sua vida.

Um dia, deitado em seu quarto, Monsenhor Domingos pediu à Ir. Conceição, que lhe trouxesse um escaldado com ovo. Como a porta estava entreaberta, Marimbo, o cão que o acompanhava por todos os lados e que não tinha permissão para entrar na casa, adentrou o quarto e ouviu a solicitação do amado dono. Ao perceber a presença do cachorro, Ir. Conceição, tentando tirá-lo do quarto, disse a Monsenhor Domingos que faria o escaldado, mas que não tinham ovos. Colocou o cachorro para fora e foi providenciar o escaldado. Passados alguns momentos, Marimbo novamente deu um jeito de entrar na casa, desta vez trazendo um ovo a boca e o levou até o leito do amigo. Monsenhor, pegou o ovo, depositou-o encima de um criado ao lado da cama, não permitindo que Ir. Conceição usasse o ovo no escaldado. E o ovo lá continuou por um tempo e Monsenhor não se cansava de contar a todos que o visitava a história daquele ovo no quarto. Ao final, emocionado, Gabriel, virou para todos e disse “que aquela passagem havia lhe chamado muito a atenção por que ao final, ainda que com todos os esforços e a dedicação do cão, o escaldado havia continuado sem o ovo!” Foi emocionante vê-lo relatar esta passagem!

Dando continuidade a homenagem, num lindo coral, os alunos cantaram, declamaram poesias, reviveram passagens da vida do fundador e, ao final, as Irmãs receberam um caloroso Parabéns!!!

Vejam as fotos da homenagem preparada pelos alunos dos 1º aos 5º anos do Ensino Fundamental I e logo abaixo, as fotos dos alunos da Educação Infantil, retiradas durante as atividades que culminaram em um outro gostoso momento de homenagem dedicado às Irmãs do Colégio Nossa Senhora da Piedade de Congonhas e de toda a Congregação que compõe a Rede Piedade de Educação.

Parabéns, Irmãs Auxiliares de Nossa Senhora da Piedade!

Parabéns, Congregação!!! Viva a CIANSP!!!

CIANSP – 126 Anos – Ensino Fundamental I

CIANSP – 126 Anos – Educação Infantil