Boneco Ecológico – Cuidando do planeta terra…

A Educação Infantil marca o início de um aprendizado tão imensamente vasto e amplo, que é difícil mensurar e quantificar, as concepções diariamente estabelecidas e absorvidas pelos pequenos no dia a dia deste imenso universo.

Durante o ano letivo, uma gama de conhecimentos são repassados e sua absorção se processa a partir das experiências e das sucessivas assimilações e acomodações estabelecidas. Desta forma, novas experiências, conjugadas a situações que já se tornaram rotineiras, vão tecendo uma verdadeira e extensa malha cognitiva que, aos pares se entrelaçam e vão formando ideias, sensações, transformando-se em saberes adquiridos, que por sua vez permitirão que novas abstrações sejam realizadas diante do novo.

Seguindo este viés, anteriormente duas importantes datas, o Dia Mundial da Água, comemorado no dia 22 de março e o Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado anualmente no dia  5 de junho, foram amplamente trabalhados com os alunos e tiveram sua culminância nas datas supracitadas.

Aprofundando os saberes, foi lançado o Projeto: Cuidando do Planeta Terra, no intuito de dar mais um passo e para que novos saberes sejam adquiridos.

Andréa Monteiro, coordenadora do segmento ressalta que: “é preciso despertar nos alunos a percepção de que somos responsáveis pela preservação do Planeta Terra e que com atos simples, podemos garantir um mundo melhor, com todos evitando o desperdício da água e a poluição, por exemplo”.

Da apresentação da proposta até sua culminância, que resultou na criação e confecção do Boneco Ecológico, “as atividades realizadas, visaram despertar nas crianças,  a curiosidade sobre a vida e mostrar que o meio ambiente precisa de cuidados e preservação, assim como a água, recurso imprescindível para toda e qualquer espécie de vida e que desde pequenos  temos responsabilidades e devemos cumpri-las para que a vida seja mais saudável e bonita”, afirma Elisangela Ribeiro, professora de uma das turmas do 2º Período.

Abaixo, disponibilizamos fotos dos alunos desde a apresentação da proposta até a sua culminância.

Boneco Ecológico (1ª Fase)

Boneco Ecológio (2ª Fase)

Boneco Ecológico (3ª Fase)