Banho de Floresta II – conscientizar é preciso!

Em uma abordagem bem mais aprofundada e consciente, no dia 24 de junho, os alunos dos quartos anos do Ensino Fundamental, também tiveram a oportunidade de aventurarem-se no interior da floresta para um “Banho de Floresta”, oportunizado a partir da parceria com o Projeto Germinar da Gerdau Açominas. Criada com o objetivo de alertar para a preservação ambiental e conscientizar sobre a importância das árvores na vida dos seres vivos, a proposta visa ainda levar o aluno a refletir sobre a ação e interferência do homem no meio ambiente e sob a necessidade de se adotar uma nova postura frente ao consumo, o descarte e o aproveitamento dos recursos naturais.

Ainda que tenha tido o mesmo enfoque do trabalho realizado com os alunos da Educação Infantil, nesta abordagem, os responsáveis por fomentar este novo nível de consciência e postura, também convidaram os alunos a assentarem-se em um círculo e aguçarem os sentidos, no intuito de intensificarem suas percepções em relação aos diferentes sons da natureza, como o estalido das árvores, o diversificado canto dos pássaros, o murmurinho das folhas das árvores tocadas pelo vento, que intensificam o frescor do ambiente, aumentando ainda mais a sensação de bem estar.

Num convite ao agir consciente, destacou-se todo o processo de extração e exploração das árvores desde a extração  da celulose, à produção de diversos objetos, utensílios e infinitos recursos presentes em nosso cotidiano.

O descarte e a utilização consciente também estiveram na pauta, afinal, preservar é preciso e a preservação passa inicialmente pela conscientização e também pela mudança de postura, mensagem muito bem absorvida pelos alunos.

Veja mais sobre o Projeto

Vejam algumas fotos: