Visita técnica: Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto – Angra dos Reis/RJ

Aos vinte e dois dias do mês de novembro, os alunos do 2º e 3º anos do Ensino Médio visitaram a Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto, situada na Praia de Itaorna, em Angra dos Reis, com os professores Ronaldo Soares (Geografia) e Maísa Gouvêa (Química), bem como a diretora do Colégio Nossa Senhora da Piedade, Ir. Ribamar Mendonça.

Durante a visita, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer o processo de produção e distribuição da energia nuclear, gerada através da fissão do urânio e o simulador de Angra 2, onde tiveram contato com os equipamentos que constituem uma central nuclear, analisando as diversas maquetes que foram muito bem explicadas pelos técnicos da empresa, responsáveis por acompanhar e nortear as atividades durante a visitação.

Com o objetivo de levar o aluno ao contato entre as informações dos livros e a prática, com a atividade, os professores despertaram o senso crítico  do jovens, que foram precisos e curiosos nos seus questionamentos sobre os mitos e verdades que envolvem a energia nuclear.

Para consagrar a visita técnica, foi oportunizada uma tarde de confraternização na Vila Histórica de Mambucaba, momento em que todos aproveitaram para contemplar e desfrutar as belezas naturais da região, compreendendo também, a importância e a responsabilidade do homem com a manutenção da natureza.

Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto (Angra Dos Reis/RJ)