A regionalização do Brasil – Regionalismo Nordestino

Dentre as atividades propostas para as turmas dos 5ºs anos do Ensino Fundamental I, na disciplina de Geografia, aborda-se a questão do Regionalismo, de modo a proporcionar que os alunos aprofundem os conhecimentos adquiridos ao longo dos anos, acerca do próprio país e se apropriem não apenas do todo de modo geral, mas também das partes, ao estudarem separadamente, as regiões e suas riquezas, os aspectos físicos e culturais, a natureza, o relevo, bem como a vegetação, o clima e a cultura. Neste enfoque, a cultura nordestina como um todo. Curiosidades e descobertas em relação ao Nordeste Brasileiro, as lindas paisagens e as sub-regiões: Zona da Mata, Sertão, Agreste e Meio-Norte: áreas de transição, o povo nordestino e o potencial litorâneo da região, foram enfocados.

Além da parte expositiva, em parceria com as famílias, comidas típicas foram oferecidas para apreciação e degustação.  Pé de moleque, bolo de milho, cocadas, mingau de milho verde, bolo de rolo (Recife), broa de fubá, tapioca, arroz doce, doce de leite, paçoca. Uma riqueza de gostos e sabores, indiscutivelmente, tudo super saboroso!

Aproveitando a oportunidade, seguem os cumprimentos aos alunos pelo rico trabalho apresentado e, às famílias recebam os sinceros agradecimentos de toda a equipe!

Vejam as fotos que apresentam os dois momentos de apresentação e degustação.

Região Nordeste