A intencionalidade do estudo da Geometria nas séries iniciais

Durante o tempo em que passam na Educação Infantil, as crianças são apresentadas a nomes, formas, cores e tamanhos e começam, sutilmente, a assimilar conceitos geométricos como triângulo, retângulo, círculo, quadrado. Na medida em que vão aprofundando os estudos, é importante que a escola oportunize momentos e atividades para os alunos, manipularem e criarem objetos para que possam elaborar seus próprios conceitos e estabelecer de forma sistemática as distinções.

Foi dentro deste espírito, que os alunos dos 4º anos do Ensino Fundamental foram convidados a construírem seus sólidos geométricos. Para que passem a perceber que a geometria é um ramo da matemática que estuda as formas, planas e espaciais e suas propriedades. Paralela e simultaneamente, novas formas como cone, pirâmide, trapézio, cubo, esfera, reta, perpendiculares, diagonal, são apresentadas e passam a ser vistos com um olhar mais consciente pelos jovens.

Fazendo uso de objetos que as crianças adoram, como massa de modelar, argila e palitos de fósforos, a atividade com a construção das formas geométricas, além de muito agradável, é bem compreendida e muito rica, pois oportuniza a compreensão e resolução de problemas de forma segura e assertiva, pois os alunos são capazes de relacionar e dar sentido à geometria.

Estabelecer distinção entre os diferentes conceitos ampliam não somente o vocabulário, mas a maneira de perceber os objetos e suas formas, e enquanto manipulam os objetos a percepção de espaço dos alunos é ampliada, pois estão em contato direto com os objetos.

Já no o Ensino Fundamental II, estes conceitos serão ampliados e os alunos passarão a desenvolver sistematicamente e interdisciplinarmente leituras, problemas e atividades no sentido de distinção, reconhecimento de figuras, manipulação de formas, representação espacial, bidimensional e tridimensional, estabelecimento de propriedades, cálculo de área, no sentido de melhor assimilação e preparo para o que é esperado que obtenham bons resultados nas séries seguintes.

Sólidos Geométricos

Já que o tema é a Matemática, outro importante momento em que foi trabalhado com os alunos dos 2ºs anos do Ensino Fundamental, a percepção acerca do Sistema de Numeração Decimal, ou Sistema com base 10, assim conhecido por utilizar 10 algarismos e/ou símbolos, para representar todos os números.

Formado pelos algarismos de zero a nove (0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9), o Sistema Decimal é um sistema posicional, ou seja, a posição dos algarismos no número modifica o seu valor.

Por ser um sistema posicional, mesmo tendo poucos símbolos, é possível representar todos os números, as quantidades são agrupadas de 10 em 10, e recebem as seguintes denominações:

10 unidades = 1 dezena

10 dezenas = 1 centena

10 centenas = 1 unidade de milhar, e assim por diante.

Atividades como estas dão aos alunos maiores condições para que assimilem os conteúdos trabalhados e criem seus próprios mecanismos de compreensão e absorção, sem rupturas que poderiam futuramente comprometer sua apreensão, aprendizado e manejo no uso das operações básicas de adição, subtração, multiplicação e divisão e posteriormente dos cálculos mentais e de diversas outras atividades que vão aumentando os níveis de dificuldade e exigindo dos alunos que os pré requisitos estejam bem fundamentados, para que não haja dificuldade na resolução das atividades que lhes serão apresentadas ao longo das séries.

Vejam algumas fotos que ilustram a atividade.