A importância da Leitura e dicas para se tornar um bom leitor

Entre as atividades que integram o PLEPi – Projeto de Leitura e Escrita do Piedade, os alunos dos 4º anos do Ensino Fundamental I, tiveram a oportunidade de, na tarde do dia 3 de maio, assistir a Palestra: “A Importância da Leitura”, uma parceria feita com o escritor e palestrante Wolmer Tavares, pai do aluno Álvaro, que orgulhoso, estava ao lado de seus colegas assistindo a palestra do pai.

Enquanto pesquisador, palestrante, colunista e escritor, Wolmer conhece a importância da leitura e o quanto adquirir esse hábito pode criar situações favoráveis, não apenas enquanto alunos, mas como cidadãos. Através da leitura os estudantes se tornam mais conscientes de seus direitos, e com isso, possuem mais chances de se sobressaírem e alcançarem seus objetivos.

Wolmer,  tornou o momento muito agradável e deu aos alunos algumas dicas de como devem fazer para se tornarem bons leitores, o que torna a pessoa mais “inteiradas” e capaz de participar de uma roda de conversa com diversos assuntos. O palestrante esclareceu a dificuldade das pessoas que não procuram se informar possuem de conversar sobre determinados assuntos.

Para tanto, deixou claro que, enquanto leitores, as pessoas precisam procurar ler sobre assuntos diversos, de fontes diversas como jornais, revistas, internet, livros sugeridos pela escola e os disponíveis e indicados às suas idades, da biblioteca da escola. Enfim, quanto mais se pratica a leitura, maiores serão as chances de se sobressair em uma avaliação de interpretação de textos, a grafia das palavras ficará melhor, e o repertório linguístico também se ampliará.

Wolmer mostrou aos estudantes, que ao mergulharem nas histórias de um bom livro, poderão das asas à imaginação, conhecer lugares em que nunca estiveram presentes e ainda, despertar sensações e experiências muito interessantes e encantadoras.

Abaixo, algumas fotos que ilustram o momento:

Palestra: A Importância Da Leitura